Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

Nova Conectividade Social ICP

Vamos entender alguns pontos?

Posso continuar usando o portal antigo?

Sim. Ambos os portais vão ficar ativos por um período e a Caixa Econômica irá comunicar os empregadores com antecedência quando for desabilitar o antigo.

Por que foi criado essa nova versão?

A Caixa não especificou os motivos, mas existe um que, pelo menos para mim, é óbvio: o fim do Internet Explorer. Como vocês devem saber, a Microsoft anunciou que o Internet Explorer não terá mais suporte a partir de 15 de junho de 2022. Ou seja, era necessário uma alternativa que funcionasse no Chrome (navegador usado por quase 70% das pessoas).

E a Sefip não será substituída pelo FGTS Digital?

Sim, será. Mas isso não significa que ela será extinta, porque os meses anteriores ao FGTS Digital continuarão pela Sefip em caso de reinformação ou recálculo, assim como é com todas as demais obrigações (GPS, RAIS, DIRF e etc).

Eu posso enviar pelo novo normalmente?

Sim, o portal funciona para envio apenas, mas está operante. Para o envio é necessário instalar as QUATRO extensões Kriptonita: Assinatura Digital, Validação de Assinatura, ZIP e Emissão.

A Sefip não reconhece imediatamente o arquivo gerado pelo Novo Conectividade no momento de gerar a GRF. É necessário localizar na máquina o arquivo .SFP que ela gera no momento que executa o movimento. Feito isso, a guia será gerada.

Ou seja, quem está conseguindo enviar pelo novo e acha melhor assim, já que não precisa do Java, pode enviar. Quem prefere enviar pelo antigo, pode enviar. A Caixa comunicará quando o antigo será desabilitado.